sexta-feira, 23 de março de 2012

Epilepsias na Infância

Marta Hemb

A epilepsia é uma das condições neurológicas mais comuns da infância e uma das principais causas de atendimento em emergências pediátricas e consultórios médicos especializados.
É de grande importância para a clinica de um pediatra, que este saiba diferenciar, por exemplo, uma crise febril simples de uma complicada e que saiba manejar as mesmas, assim como que tenha conhecimento das síndromes epilépticas mais comuns nesta faixa etária, sendo elas, entre outras:

1. Convulsões neonatais benignas
2. Encefalopatia epiléptica infantil com surto-supressão
3. Síndrome de West
4. Síndrome de Lennox-Gastaut
5. Epilepsia mioclônica benigna da infância
6. Epilepsia ausência da infância
7. Epilepsia ausência juvenil
8. Epilepsia mioclônica juvenil (síndrome de Janz)
9. Epilepsia com crises tônico-clônicas do despertar
10. Epilepsia rolândica benigna da infância
11. Epilepsia occipital benigna da infância de início precoce e tardio

Sendo algumas benignas e outras graves, algumas de fácil diagnóstico, outras não.
A apresentação clinica destas síndromes é, na maioria das vezes, distinta e peculiar, sendo porém, muitas vezes, sutil. Daí a importância do reconhecimento destas condições não raras, para devido encaminhamento ao profissional especializado com intuito de tratamento adequado para prevenirmos perdas no desenvolvimento global da criança, assim como perdas sociais e escolares.

Existem, a cada dia, mais fármacos antiepilépticos aprovados para uso nesta faixa etária e, por consequência, melhores respostas terapêuticas. Já para os casos refratários, as indicações cirúrgicas para os diversos tipos de epilepsia são cada vez mais claras e os resultados, cada vez mais promissores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário