Ricardo Halpern
O Transtorno de déficit de
atenção e hiperatividade (TDAH) é uma condição clínica que acomete em torno de
6% das crianças em idade escolar. Se caracteriza por um quadro clinico bastante
variado e com sintomas complexos. Os sintomas cardinais são desatenção,
hiperatividade e impulsividade.
A etiologia do TDAH tem uma
forte base genética com pequenos efeitos de múltiplos gens. As condições
psicossociais não são responsáveis pelo aparecimento dessa condição clínica,
mas muitas vezes exacerbam o quadro.
A base do diagnóstico está formada pela história,
observação do comportamento atual do paciente e relato dos pais e professores
sobre o funcionamento da criança nos diversos ambientes que frequenta.
Existem
algumas condições para que o pediatra tenha uma forte suspeita diagnostico.
a) Duração dos sintomas de desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade.
b) Frequência e intensidade dos sintomas.
c) Persistência dos sintomas em vários locais e ao longo do tempo.
d) Prejuízo clinicamente significativo na vida da criança.
e) Entendimento do significado do sintoma. Para o diagnóstico de TDAH, é
necessária uma avaliação cuidadosa de cada sintoma, e não somente a presença de
sintomas.
A apresentação clínica pode variar de acordo com o estágio do desenvolvimento.
Sintomas relacionados à hiperatividade/ impulsividade são mais frequentes do
que sintomas de desatenção em pré-escolares com TDAH.
Importante: O diagnostico é clinico!!! Não existe nenhum exame
complementar.
São bastante frequentes as comorbidades sendo que o Transtorno
oposicional desafiador é o mais frequente. Os demais são: transtornos de
ansiedade, transtorno de humor, depressão e tiques.
O tratamento do TDAH é multimodal realizado com farmacoterapia, mudanças
comportamentais em casa e na escolar e quando indicado tratar comorbidade.
Medidas comportamentais isoladas não são tão efetivas quando combinadas com
tratamento farmacológico.
Para o aprofundamento do assunto consultar o
artigo Rodhe LA Halpern R J Pediatr (Rio
J). 2004;80(2 Supl):S61-S70
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