terça-feira, 22 de maio de 2012

Dores do Crescimento


Silvio Baptista
Pediatra

Dores nos membros inferiores são motivos muito frequentes de visitas ao consultório/ ambulatório pediátrico, principalmente a chamada “ dor de crescimento”, termo quase bicentenário, atribuído a Duchamp em publicação de 1823 ( Maladies de La croissance ).
 A dor de crescimento varia de intensidade leve ( muitas vezes associada à fadiga ) até episódios de dores intensas, interrompendo o sono e atividades normais ( inclusive deambulação! ). Acomete indiscriminadamente meninos e meninas, com maior frequência de aparecimento à noite, com localização tibial anterior (podendo também comprometer panturrilhas, coxas ou joelhos)  bilateralmente.
Não existe um consenso da etiologia, e mesmo a denominação de dor do crescimento é contestada por alguns autores, que sugerem “dor nos membros” por não haver a correlação direta da dor com o crescimento; contudo, é um termo usado em todo o continente americano e em boa parte da Europa e parece traduzir melhor a situação de dor nas crianças da faixa compreendida entre 2 a 8 anos (Nelson Textbook 18° Ed) sem patologias detectáveis.
O relato de alívio com massagens domiciliares, calor local, alongamento muscular faz pensar no diagnóstico, que deve ser feito por exclusão de outras patologias com sintomatologia de dor nos membros. Iniciando-se por cuidadosa anamnese e exame físico, seguidos de investigação radiológico-laboratorial, devendo ter em mente os diagnósticos diferenciais principais, listados na tabela a seguir (Adaptado de Ortopedia para Pediatras, Sizínio K. Hebert)




















































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário