quarta-feira, 16 de maio de 2012

Síndrome Nefrótica


Anelise Uhlmann
A síndrome nefrótica afeta 16 em 100 000 crianças,  tornando esta condição uma das doenças renais  mais comuns em crianças.
Caracteriza-se por proteína/creatinina em amostra de urina ≥ 2 e albumina sérica de ≤2.5 mg/dl. A presença de hipercolesterolemia/hipertrigliceridemia não é obrigatória.
A presença de rash malar, adenopatia, artrite e perda de peso podem ser sinais de lúpus eritematoso sistêmico e linfadenopatia difusa pode sugerir linfoma.
Na avaliação inicial do paciente com síndrome nefrótica devem ser solicitados: exame comum de urina, proteína/creatinina na primeira urina da manhã, eletrólitos séricos, uréia, creatinina, glicose, colesterol, albumina, C3, FAN se idade ≥ 10 anos, sorologia para hepatite B, C e HIV na população de alto risco.
Os seguintes termos são comumente usados no manejo de síndrome nefrótica:
Remissão: proteinúria/creatininúria ≤ 0.2 por 3 dias.
Recidiva: proteinúria/creatininúria ≥ 2 por 3 dias.
Recidivante freqüente: 2 ou mais recidivas dentro de 6m após o tratamento inicial ou ≥ 4 recidivas em período de 12m.
Dependência de corticóide: recidiva durante diminuição ou dentro de 2 semana de descontinuação de terapia com corticóide.
Resistência ao corticóide: Inabilidade de induzir remissão com 4 semanas de terapia diária com corticóide.
O tratamento inicial da criança com síndrome nefrótica inclui prednisona na dose de 2mg/kg/dia por 6 semanas  (máximo 60mg) e seguir com prednisona na dose de 1.5mg/kg em dias alternados por 6 semanas (máximo 40mg). Pode se suspender o corticóide ou diminuição gradual. Nos pacientes que apresentam dependência de corticóide ou falha de resposta são utilizados imunossupressores tais como ciclofosfamida, levamisole, ciclosporina, micofenolato, tacrolimus.
Em relação a hipertensão deve se manter PA ≤ 90 percentil. Recomenda-se dieta diminuída em sal,  exercício e redução de peso se obesidade está presente. Os inibidores de enzima de conversão e/ou bloqueador de receptor de angiotensina estão indicados para o tratamento hipertensão crônica .
O manejo do edema inclui dieta diminuída em sódio, restrição mais modesta de líquido, diurético, infusão de albumina.
As complicações da síndrome nefrótica são associadas com atividade da doença e tratamento.
Obesidade e crescimento retardado que são devidos ao uso de glicocorticóide e são proporcionais a dose e duração de doença e terapia.
A hiperlipidemia geralmente resolve quando o paciente entra em remissão.
A infecção é uma complicação comum em crianças com síndrome nefrótica e uma causa importante de mortalidade. Celulite, peritonite e bacteriemia são comuns.
A administração de vacina pneumococo 23 heptavalente é recomendada para providenciar imunidade para várias cepas de estreptococos.
Dois a 5% das crianças com síndrome nefrótica desenvolvem tromboembolismo. O risco parece ser mais alto em crianças com síndrome nefrótica corticóide-resistente. Há perda urinária de anti-coagulante e há hiperagregabilidade plaquetária  e trombocitose.
Em relação a vacinas recomenda-se vacinação contra influenza anualmente no paciente e contatos domésticos. Evitar vacina com vírus ou bactérias atenuados até dose de prednisona < 2mg/kg por dia (máximo 20mg),e após 3 meses de término de tratamento com imunossupressor.


Um comentário:

  1. A SÍNDROME NEFRÓTICA é uma doença renal grave que não pode ser curada por drogas ou injeções, mas a melhor maneira de se livrar da síndrome nefrótica é tomar um medicamento fitoterápico natural para ela.
    Fui diagnosticado com síndrome nefrótica por 15 anos. Tentei diferentes medicamentos em tratamentos com drogas, mas todos sem sucesso. Um amigo precioso me contou sobre o centro de ervas do Dr. James, o lar do bem-estar. Ela me deu o endereço de e-mail do Dr. James, [drjamesherbalmix@gmail.com] Entrei em contato com ele rapidamente e ele me garantiu que seu medicamento fitoterápico vai curar minha síndrome nefrótica. e eu estarei curado para sempre eu disse Ok. Eu perguntei a ele sobre o processo de cura, ele me pediu para pagar os honorários que eu fiz, em 2 dias ele preparou o fitoterápico e mandou para mim. Ele me instruiu sobre como bebê-lo de manhã e à noite por duas semanas. Falei com o Pedro, meu amigo, sobre o fitoterápico, então ele me deu permissão para beber. Então, depois de beber por duas semanas, fiquei curado da síndrome nefrótica. Estou muito grato e prometi que recomendaria qualquer pessoa com síndrome nefrótica ao Dr. James e é isso que estou fazendo. A medicina mista de ervas do Dr. James me fez acreditar que existe uma cura permanente para doenças como doença de Parkinson, esquizofrenia, câncer, escoliose, câncer de bexiga, câncer colorretal, câncer de mama, câncer de rim, leucemia, câncer de pulmão, câncer de pele, câncer uterino , câncer de próstata, fibromialgia,
    Síndrome de Fibrodisplasia, Epilepsia Doença de Dupuytren, Diabetes, Doença Celíaca, Angiopatia, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Doença de Alzheimer, Carcinoma Adrenocortical.Asthma, Doenças Alérgicas.Hiv_, Herpes, Doença Inflamatória Intestinal, AIDS. Seu remédio é fácil de beber, sem efeitos colaterais, ele também me aconselhou a aumentar minha ingestão de vegetais frescos e fibras, o que ajuda a manter meu hábito intestinal regular. E evite comer alimentos ricos em potássio e magnésio
    Aqui estão suas informações de contato ... [Email ... drjamesherbalmix@gmail.com

    ResponderExcluir