terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Diagnostico Diferencial das Anemias


Liane Esteves Daudt

DEFINIÇÃO: A anemia é a redução do número de eritrócitos ou da concentração de hemoglobina a partir de dois desvios-padrão da média da população normal de acordo com a idade e o sexo. É um sinal da presença de uma determinada doença que afeta o setor eritróide isoladamente, ou em associação a outras alterações, reduzindo a produção ou aumentando a destruição periférica dos eritrócitos.

ESTRATÉGIA PARA O DIAGNÓSTICO: como a anemia é um sinal, sempre a história e o exame físico serão importantes para guiar a busca da etiologia. Após a avaliação clínica, o hemograma completo fornece informações adicionais para a conclusão diagnóstica.

Quando um paciente apresenta anemia é importante estabelecer se o problema atinge apenas a série eritróide, ou se, também, compromete as outras séries hematopoiéticas. O comprometimento de 2 ou mais linhagem celulares sugere envolvimento da medula óssea ou uma doença sistêmica severa (p.ex. SIDA, LES, leucemia aguda). A contagem de reticulócitos também auxilia em avaliar a capacidade de produção da medula óssea, quando diminuída sugere depressão da eritropoiese, enquanto que seu aumento sugere destruição periférica dos eritrócitos. A característica morfológica das células hematopoiéticas vista no esfregaço do sangue periférico e os índices hematimétricos, igualmente, fornecem informações úteis para nortear o diagnóstico etiológico.

Para fins práticos, as anemias são classificadas de acordo com os índices hematimétricos (VCM e CHCM) em microcíticas e hipocrômias, normocíticas e normocrômicas e macrocíticas (figura 1). Esta classificação orienta a investigação etiológica. Por exemplo, a anemia ferropriva, as talassemias e a anemia associada a doenças crônicas são microcíticas e hipocrômicas, enquanto que as deficiências de folato e vitamina B12 apresentam anemia macrocítica.

Baseado nas informações clínicas e do hemograma, muitas vezes é possível estabelecer o diagnóstico da etiologia e conseqüente conduta. Caso necessário, outros exames laboratoriais podem ser incluídos na investigação para a confirmação diagnóstica como eletroforese das hemoglobinas, medulograma, dosagem de vitamina B12, provas de função renal, hepática e de tireóide e etc.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

1.    Lanzkowsky P. Manual of Pediatric Hematology and Oncology. Churchill Livingstone, 4 ed., 2005.
2.    Nathan DG e Oski FA. Hematology of Infancy and Childhood. W.B. Saunders, 6 ed., 2003.
3.    Robert J. Arceci, Ian M. Hann, Owen P. Smith editors. Pediatric hematology. Blackwell Publishing Ltd. 3 ed., 2006 

Figura 1


















VCM: volume corpuscular médio; Vit.B12: vitamina B12; AHAI: Anemia Hemolítica Autoimune

Nenhum comentário:

Postar um comentário