sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Puberdade Normal


A puberdade tem início quando o hipotálamo estimula a hipófise a secretar gonadotrofinas (LH e FSH) que por sua vez estimulam os ovários nas meninas e os testículos nos meninos a produzirem os hormônios sexuais (estrogênio e progesterona ou testosterona). Esta maturação do eixo hipotálamo-hipófise-gônadas (HHG) se inicia desde a vida fetal e é influenciada por inúmeros fatores, que determinam o seu início e progressão. As transformações típicas da puberdade iniciam por ação destes hormônios.

Nesta fase desenvolvem-se os caracteres sexuais secundários, ocorre o estirão do crescimento, adquire-se a função reprodutiva e ocorrem várias alterações psicológicas e comportamentais. O desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários é classificado em 5 estágios, desde a infância até a vida adulta, de acordo com os critérios de Marshall e Tanner (vide referência).

Puberdade Normal em Meninas:

Usualmente o primeiro sinal é o surgimento do broto mamário (estágio 2), que ocorre em média aos 10 anos em meninas caucasianas e aos 8,9 anos em afro descendentes. A velocidade normal de progressão entre um e outro estágio é de 6 a 10 meses o que faz com que a menarca ocorra usualmente 3 anos após o início da puberdade. No estágio 3 de Tanner de mamas costuma ocorrer o estirão do crescimento e o alargamento dos quadris. A menarca ocorre no estágio 4, com um volume uterino de 15 a 18 cm cúbicos.

O aparecimento de pêlos axilares e pubianos, de odor androgênico e de acne e comedões depende primariamente dos andrógenos adrenais e ocorre independente da maturação do eixo HHG, podendo ocorrer em qualquer estádio de Tanner.

Assim como os hormônios sexuais agem nas transformações físicas e psicológicas da puberdade, eles também têm influência nas cartilagens de crescimento dos ossos longos, as calcificando e fazendo com que se “fechem”. A média de crescimento de uma menina após a menarca é de 6 centímetros, mas varia de 2 a 12 centímetros conforme sua idade óssea no momento da primeira menstruação, determinada por um Raio X da mão e do punho.

Puberdade Normal em Meninos

No menino a primeira manifestação de puberdade é o aumento do volume testicular. Considera-se um testículo com comprimento maior do que 2,5 cm ou volume a partir de 4 ml no orquidômetro de Pradder  como puberal, isto ocorre na idade média de 11-12 anos. Após desenvolvem-se os pelos pubianos e o crescimento peniano. Os pelos faciais iniciam no estágio 3 de pelos pubianos. O estirão de crescimento costuma ocorrer com 10 ml de volume testicular, em uma idade média de 13 anos.  O ganho de massa muscular costuma ser maior após o término do crescimento, pelo efeito da testosterona.

Conclusão: A puberdade, assim como o aparecimento dos caracteres sexuais secundários segue uma distribuição gaussiana. Ela pode apresentar variações dentro da normalidade como a telarca precoce, a pubarca precoce, o atraso constitucional do crescimento e até mesmo a menarca precoce. Também pode haver alterações patológicas cursando com puberdade precoce ou hipogonadismo, que serão discutidos em outros artigos que serão postados logo a seguir.

Fonte: Critérios de Avaliação da Puberdade Cristiane Kochi em Endocrinologia Para o Pediatra, O Monte, C Longui, L Calliari, C Kochi. 3ª edição.

Leila Cristina Pedroso de Paula
Endocrinologista
Endocrinologista Pediátrica
Mestre e Doutora em Endocrinologia UFRGS

Um comentário:

  1. Eu sou o Fellipe tenho 19 anos, qual e a idade cronológica que aparecem barba e pelos no abdômen com migo foi com 16 e pelos no abdôme começou por volta de 18 e e agora aos 19 q Ta vindo pelos no peito, e normau nessa idade ou tinha q vir mais cedo?
    As pessoas estão me dando 16 anos, quando eu tinha 16 um cara acho que eu tinha 12 e normau a feisao fizica demora mudar?
    Além disso eu tenho pouca massa muscular e normau?
    Mas a mudansa da voz pelos pubianos vieram aos 14 anos e logo no comeso veio bem rápido, eu fiquei com uma feisao mais de rapaz, mas antes com 13 anos és pessoas me davam 8 9 anos.
    Mas o estirao tambem veio entre os 14 e 15 anos acompanhando essas mudansas, mas eu nao sei se a mudansa da vvoz e pelos pubianos acontecem logo no primeiro ano do estirao ou se e um ano depois, o estirao geralmente ocorre entrei os 13 e 14 anos, qual a idade cronológica que aparecem pelos pubianos e mudansa da voz?

    ResponderExcluir