domingo, 29 de abril de 2012

Taquipneia Transitória do RN (TTRN)

Celia Magalhães *

Quadro clínico caracterizado por surgimento precoce (após o nascimento) de desconforto respiratório leve a moderado que pode incluir: taquipneia, gemidos, batimento de asas do nariz, retração intercostal e cianose, acometendo geralmente bebê de termo ou pré-termo limítrofe; também chamada de Síndrome do Pulmão Úmido.
A TTRN ocorre por edema pulmonar transitório, devido ao retardo de absorção do líquido pulmonar fetal. Em geral, é mais frequente no sexo masculino, em filhos de mãe asmática e nascidos de cesáreas eletivas.
O diagnóstico é de exclusão, devendo ser afastadas as demais causas de dificuldade respiratória, tais como sepse, pneumonia, membrana hialina, cardiopatia congênita cianótica, policitemia e hipertensão pulmonar. Assim, é fundamental colher uma detalhada história materna, bem como exames complementares do tipo hemograma, hemocultura, proteína c reativa e gasometria arterial.
Os principais achados de raio x são hiperinsuflação pulmonar, com rebaixamento do diafragma, infiltrado pulmonar difuso dos hilos para a periferia, evidência de cisuras pulmonares e eventuais aumentos da área cardíaca.
O tratamento inclui ambiente térmico neutro (com diminuição do consumo de O2), oxigenioterapia suplementar ─ mantendo a saturação de oxigênio >90% —, hidratação parenteral adequada e controle de distúrbio eletrolítico (hipoglicemia, etc.).
A evolução em geral é benigna, ocorrendo resolução do quadro em até 72 horas, se não surgirem complicações. O prognóstico é muito bom, geralmente sem dano pulmonar permanente.

[*] Neonatologista, atual Secretária do Comitê de Neonatologia da SPRS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário