quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Verminose

Benjamin Roitman

As verminose são muito prevalentes no mundo inteiro, sendo mais freqüentes em áreas sem saneamento básico,  em populações de baixa renda ou com más condições de higiene.

Os sintomas dependem da idade, carga parasitaria, estado imunológico do portador e tipo de verminose. Dor abdominal, distensão, náusea e vômitos,diarréia(giárdia, amebíase) e até mesmo pseudoobstrução(bolo de Áscaris) podem ocorrer. A criança pode ser assintomática ou ter sintomas gerais como astenia, pouco ganho de peso, anorexia, problemas de sono. Sintomas respiratórios (tosse, sibilancia, pneumonite) acompanham os agentes que têm ciclo pulmonar (Ascaris, Necator, Strongiloides e Ancilostoma). A anemia é uma achado muito comum.

Diagnostico: Exame parasitológico de fezes; diferentes métodos para evidenciar os helmintos, ovos ou cistos. Método ELISA para Giardiase, Amebiase e criptosporidiase. Hemograma com eosinofilia moderada pode indicar ancilostomíase ou ascaridíase. Eosinofilia severa (mais de 20%) é indicativo de Strongiloides ou Toxocara. Em saúde pública é permitido o teste terapêutico na suspeita clinica e epidemiológica.

Tratamento:

Helmintos:
Ascaris: mebendazol, Albendazol, Levamisol, piperazina e Pamoato de pirantel.
Enterobius: Mebendazol,Albendazol, pirvinio. 
Strongiloides: Tiabendazol, Albendazol, ivermectina. 
Ancilostoma e Necator: Mebendazol, Albendazol, Pirantel
Trichuris: mebendazol,Albendazol.
Tenia: Praziquantel , Albendazol, Mebendazol(dobro da dose usual), Niclosamida.
Himenolepis: praziquantel
Toxocara: mebendazol, Albendazol, Tiabendazol
Tricocefalíase: Albendazol,mebendazol.
Protozoários:

Entameba histolytica: metronidazol (10 dias), Tinidazol, Secnidazol
Giardia: metronidazol(7 dias), Furazolidona, Albendazol(5 dias), Tinidazol, Secnidazol.
Criptosporidium: espiramicina
Balantidium coli: metronidazol, Secnidal, Ornidazol. Tetraciclina em maiores de 8 anos.
No caso de pseudoobstrução intestinal por Áscaris: NPO, sonda nasoduodenal, óleo mineral e, quando aparecer óleo no ânus, piperazina.

Como prevenção das verminoses recomenda-se higiene corporal, ambiental, lavagem das mãos antes de alimentar-se e após uso do banheiro, lavagem dos alimentos,uso de água tratada ou fervida, calçados adequados, evitar contato com esgoto e fezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário